Quer aumentar o sucesso do seu projeto? Aprenda a gerenciar riscos

Categoria: Artigos, Notícias | Publicado: sexta-feira, março 13, 2020 as 11:04 | Voltar

Veja a matéria no Blog Iadb 15 por Claudia Useche

 

Sua equipe pode melhorar o desempenho do seu projeto ao aprender como antecipar problemas e identificar novas oportunidades. O novo curso online aberto e massivo (MOOC)  do BID Gestão de riscos em projetos de desenvolvimento pode te guiar nesse processo de aprendizagem.

Tantos anos trabalhando em projetos e toda a minha atenção sempre focalizada no planejamento. Uma vez tentei planejar mediante cenários, procurando visualizar o que ocorreria se isto ou aquilo acontecesse, mas a verdade é que não sabia como fazer isso, principalmente com tantas variáveis desconhecidas. O resultado era sempre o mesmo: atrasos, excedentes de custo, inúmeras explicações para os problemas que iam se apresentando.

Como é possível? Conseguimos antecipar o que pode sair errado nas nossas próximas férias e daí compramos um seguro, mas não fazemos isso no caso de projetos de milhões de dólares. Por que isso acontece?  É bem típico: na maioria das vezes, nós nos concentramos em resolver os problemas e não em antecipá-los.

É necessário método para identificar e antecipar desafios

De acordo com o Project Management Institute (PMI), projetos complexos apresentam: múltiplas partes interessadas; ambiguidade nas características, recursos ou fases do projeto; influências políticas consideráveis; desconhecimento do projeto; mudanças na governança, entre outras. Isso te soa familiar? Por isso, lidar efetivamente com situações complexas como essas pode se tornar uma vantagem competitiva.

Uma forma de consegui-lo é fazer uma gestão de riscos adequada e oportuna, o que basicamente permite que nos antecipemos aos problemas e aproveitemos as oportunidades. O Relatório Detalhado do PMI “Pulso da profissão do PMI: Navegando a Complexidade” indica que 81% das organizações de alto rendimento gerenciam os riscos de seus projetos, enquanto que apenas 51% das organizações de baixo rendimento o fazem.

Cada vez mais pessoas querem aprender sobre gestão de riscos

Uma amostra disso é o importante crescimento do número de documentos publicados sobre gestão de riscos. Países como Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, China, Canadá, Alemanha, Itália e França estão entre aqueles que mais contribuíram para essa tendência.

A base de dados Scopus mostra cerca de 55 mil documentos formais, entre artigos, trabalhos apresentados em conferências, estudos e outros, produzidos entre 1963 e 2018, sobre o tema de gestão do risco em projetos no mundo. No Brasil, o interesse pelo tema também tem aumentado nos últimos anos.

Buscas pelo termo “gestão de riscos” nos últimos cinco anos no Brasil (Google Trends)

Cinco habilidades necessárias para gerenciar riscos

Com o interesse crescente, antecipamos aqui algumas das principais capacidades a se desenvolver para uma boa gestão de riscos e que você encontra em nosso novo curso gratuito de gestão de riscos em projetos de desenvolvimento:

  1. Identificar as principais etapas para elaborar um plano de gestão de riscos em projetos de desenvolvimento para que se alcancem satisfatoriamente os resultados e impactos esperados.
  2. Entender como identificar os riscos que podem afetar o projeto e documentar suas características, a fim de facilitar sua análise e gestão posteriores.
  3. Compreender os principais elementos do processo de análise de riscos, avaliando e combinando a probabilidade de sua ocorrência e seu impacto, a fim de priorizá-los.
  4. Saber estratégias de gestão de riscos que permitam gerenciar as oportunidades e ameaças que possam impactar os objetivos do projeto.
  5. Reconhecer os principais elementos do processo de monitoramento de riscos, otimizando de modo contínuo as respostas, a fim de melhorar a eficiência na gestão do ciclo de vida do projeto.

O conhecimento que você necessita para gerenciar riscos em um único curso

Buscando transferir esse conhecimento tão importante para aqueles que implementam projetos de desenvolvimento e como produto da extensa experiência do Banco Interamericano de Desenvolvimento na implementação de projetos no Brasil e região, e alinhados às boas práticas internacionais do Project Management Institute (PMI), criamos um curso virtual gratuito e 100% prático, que explica como ser um gestor efetivo de riscos.

Pela primeira vez, contamos com um curso focado na gestão de riscos em projetos de desenvolvimento econômico e social.  São casos práticos que ilustram situações reais desse tipo de projetos, mostrando como o escopo, cronograma, custo ou a qualidade de um projeto podem ser comprometidos, bem como temas sociais e ambientais próprios desse tipo de intervenção.

O curso reforçará a capacidade de sua equipe para identificar riscos, entendê-los e agir para enfrentá-los, e oferece conselhos práticos sobre a gestão dinâmica e eficiente de riscos, incluindo técnicas de priorização, estratégias de respostas e planos de ação.

Além disso, você pode obter 30 Unidades de Desenvolvimento Profissional (PDUs, na sigla em inglês), necessárias para conquistar a certificação do PMI.

Reforce sua vantagem competitiva aprendendo a gerenciar os riscos de projetos que mudam a vida das pessoas. Saiba mais registrando-se no MOOC Gestão de riscos em projetos de desenvolvimento, que começa no dia 16 de abril de 2020. Esperamos você!

Publicado por: marcello daher camargo